sexta-feira, 3 de julho de 2015

A erosão dos solos

Um experimento simples mostra a importância das plantas na conservação dos solos.


Fonte da imagem – Estudo Kids

VAMOS DESCOBRIR...

A erosão do solo - Este experimento sobre a erosão do solo, o que tem um impacto visual tremendo pela sua simplicidade, é demonstrar a relação entre chuvas, a erosão do solo, a proteção dos cursos de água e vegetação.

Um experimento muito simples que sublinha a importância da cobertura vegetal do solo.

Você também pode propor em três variantes:

- Preparar o plantio de mudas;
- Usando plantas prontas para serem transplantadas;
- Usando amostras de solo.


O Experimento - Primeira variante

Foram preparados três garrafas de plástico iguais como mostrado nas fotos e colocá-das em uma superfícies planas:


A boca das três garrafas devem se projetar um pouco para fora da prateleira. Em cada garrafa que distribuir a mesma terra, em quantidades iguais, pressionando-o bem para compactá-lo tanto quanto possível. A terra deve estar abaixo do nível da abertura da garrafa:


Corte a parte inferior três garrafas de plástico transparente, e nós praticamos dois buracos para inserir o cabo. Estes copos tem a função de recolher, durante a experiência real, o excesso de água da rega, que reproduz a água da chuva:


Então penduramos a tampa para a primeira garrafa, onde semear:


e colocar uma cama na segunda garrafa de detritos mortos vegetal (galhos, cascas, folhas, raízes mortas).

Na terceira garrafa vamos deixar só a terra.

Semear as sementes na primeira garrafa (as sementes foram de agrião, manjericão e cebolinha), cubra com uma camada de terra e aperte um pouco ", então temos água.

Podemos usar parte do corte garrafa para criar um efeito estufa que vai ajudar as sementes germinarem mais rápido:


Expor à luz solar, e cuidar da semeadura até as plantas estarem bem desenvolvidas. O experimento real só pode ser feito depois.

Esta variante é particularmente adequada para ser oferecidos para crianças mais jovens, porque gera curiosidade e expectativas, convida-o a cuidar da terra na época de semeadura e estimula a observação do processo de desenvolvimento da planta a partir de sementes.

Um processo completo como este, ensina as crianças muitos conceitos que possam aparecer "muito complicado", e cria uma ligação com o mundo real: a planta é a partir de sementes (e não do supermercado ou um florista). Quando, depois de muita espera e tanto cuidado, teremos as plantas na primeira garrafa, e depois disso quem sabe quantas vezes as crianças vão ter visto os outros dois e os copos estranhos que fazem todas as suas perguntas, será uma experiência memorável.


Sem ter que dar "explicações" especiais verbais (as crianças podem aprender conceitos abstratos através da sua experiência e não por nossas palavras abstratas), embora talvez apenas o maior pode obter a ideia de erosão do solo, certamente todo mundo vai linkar a palavra Verde = limpa.

Em vez de fazer a experiência com crianças da escola primária, que já abordadas as questões da ecologia, o empobrecimento do solo, o solo franabilità ligado ao desmatamento, a proteção dos cursos d'água.

Uma vez que nossos planos serão desenvolvidos, veremos águas claras fora da primeira garrafa, e água progressivamente mais sujo pelo segundo e terceiro; aqui estão as fotos tiradas algumas semanas após a semeadura:


O experimento está agora disponível a partir dos recursos oferecidos no âmbito do projeto I-CLEAN o Museu da Ciência de Trento, acompanhado por um belo registro de ensino, aqui: http://www.icleen.museum/-/vegetazione-ed -erosione-o-terreno (sítio altamente recomendado)

Para terminar assistam um vídeo do canal Conservation International, NATURE IS SPEAKING:




QUE INCRÍVEL DEMONSTRAÇÃO. MAS VOCÊ NÃO PODE PERDER O QUE TEM AQUI EM BAIXO, É SÓ CLICAR NAS IMAGENS OU TÍTULOS PARA ACESSAR:


O incrível reservatório de água da chuva

 https://bio-orbis.blogspot.com/2014/05/reservatorio-de-agua-da-chuva.html


 https://bio-orbis.blogspot.com/2014/09/formigas-podem-contribuir-para.html


 https://bio-orbis.blogspot.com/2014/09/agronegocio-e-o-maior-responsavel-pelo.html


 https://bio-orbis.blogspot.com/2014/10/o-passado-remoto-do-rio-amazonas.html


 https://bio-orbis.blogspot.com.br/2015/05/arvores-amigas-da-cidade.html


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2 comentários:

  1. Informação Relevante e Interessante !

    http://www.lugarcertoimoveis.com.br

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    Respostas
    1. Sim e precisamos preservar e conservar nossos solos e nossas águas.

      Agradecemos pleo comentário, um grande abraço,

      Equipe BioOrbis.

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